Movimento Ação Integrada: Mecanismo de Combate ao Trabalho Escravo?

Autores

  • Jakelyne Ferreira dos Acadêmica do Curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER).
  • Rosângela de Paiva Leão Professora de Direito do Trabalho do Curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER). Especialista em Direito Administrativo Contemporâneo.
  • André Cavichioli Professor de Medicina Legal do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER). Doutor em Biologia Oral.

Resumo

O presente artigo consiste em analisar a implantação e a expansão do projeto Movimento Ação Integrada (MAI) cuja a finalidade é reinserção social e profissional das vítimas do trabalho escravo contemporâneo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa estruturada por intermédio da revisão sistemática de bibliografia, dentre livros, artigos, manuais, cartilhas e dados estatísticos disponíveis em acervos eletrônicos. Para o desenvolvimento do tema, inicialmente, discorreu-se sobre a questão histórica e conceitual do trabalho escravo contemporâneo no Brasil e sua previsão como crime no artigo 149 do Código Penal. Por fim, restou comprovado que o MAI é uma importante ferramenta criada para a capacitação dos trabalhadores resgatados e dos vulneráveis a esse modelo atual de escravidão, e ainda, visa à erradicação dos casos de exploração humana, atacando diretamente o esse ciclo vicioso, apesar dos resultados extremamente positivos, ainda são poucos os investimentos dos setores público e privado para a ampliação do projeto.

Biografia do Autor

Jakelyne Ferreira dos, Acadêmica do Curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (IESRIVER).

Editor Universal

Downloads

Publicado

25-08-2017

Edição

Seção

Artigos