Perfilde Mulheres Submetidasa Histerectomia e Influênciada Deambulaçãona Alta Hospitalar

Autores

  • Bruna Cristina Acadêmica concluinte do curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade União das Américas.
  • Carla Regina isioterapeuta. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Morfofisiologia Aplicada à Educação e Reabilitação. Orientadora do presente trabalho.
  • Isabel Computação. Mestre em Engenharia de Software. Doutora em Engenharia da Produção. Professora da Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade União das Américas.

Resumo

Introdução: A histerectomia é um procedimento cirurgico ginecológico, em que é realizado a remoção do útero, suas principais indicações são: o prolapso de órgãos pélvicos, leiomiomas uterinos, dor entre outros. Para minimizar os riscos e reduzir o tempo de internação e complicações, a deambulação é recomendada para as pacientes sendo bem tolerada pelas mulheres após o procedimento. Objetivo: caracterizar o perfil de mulheres submetidas a histerectomia e verificar a influência da deambulação na alta hospitalar. Metodologia: trata-se de um estudo observacional, transversal e retrospectivo, os dados foram coletados por meio de prontuários eletrônicos referente ao primeiro semestre de 2016 e para caracterização da amostra, foram subdivididas em Grupo A com câncer e Grupo B sem câncer. Resultados: a amostra contou com 65 prontuários, sendo o grupo A com 37% de histerectomia por diagnóstico de câncer de colo de útero e no grupo B, 63% das mulheres que realizaram o procedimento não por câncer e constatou que a maioria dos prontuários não especificou o motivo, mas dentre as indicações, a endometriose foi o motivo mais encontrado. O tempo de internação foi mais longo no grupo A sendo que a maioria recebeu alta no segundo dia de pós-operatório. No grupo B foi verificado que a alta hospitalar foi num período de até 24 horas após o procedimento e no que se refere a deambulação a maioria das pacientes dos dois grupos caminharam no primeiro dia de pós-operatório. Conclusão: podese concluir que o perfil das mulheres submetidas ao procedimento de histerectomia foi de pacientes com faixa etária de 44 a 48 anos, com média de peso ideal e não podese afirmar a influência da deambulação na alta hospitalar.

Biografia do Autor

Bruna Cristina, Acadêmica concluinte do curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade União das Américas.

Editor Universal

Downloads

Publicado

25-08-2017

Edição

Seção

Artigos