A Concepção de Educação sob a Perspectiva da Unesco com Enfoque no Documento “Educação, um Tesouro a Descobrir”

Autores

  • Bruna Erica Lemes Diniz Pacheco Uniamérica
  • Armando Daros

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma análise do documento Educação: Um tesouro a descobrir, escrito pelo economista francês Jacques Delors entre os anos de 1993 a 1996. Este documento, feito por uma comissão da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), tem o objetivo de criar recomendações e orientações aos governos para a implementação de políticas educacionais. O tema tratado no presente artigo mostra-se relevante, pois apresenta a ideia de educação que vem sendo proposta por um organismo atuante, forte e que está presente em diversos países. Este apresenta uma educação que é vista e pensada pelo viés econômico e não por uma perspectiva qualitativa e/ou transformadora, pensamento esteque ainda persiste e que é incentivado abertamente pelos organismos internacionais. Através dos apontamentos do autor do relatório e da pesquisa bibliográfica feita à partir de fontes primárias e secundárias, é possível perceber a estreita ligação do documento da Unesco com a doutrina neoliberal e da proximidade das políticas educacionais implementadas no país com os interesses e objetivos dos organismos internacionais. A escola passa a ser um local que oferece uma educação voltada a desenvolver habilidades e competências que atendam, prioritariamente, às necessidades e demandas do capital.

Biografia do Autor

Bruna Erica Lemes Diniz Pacheco, Uniamérica

Graduada em Pedagogia (Uniamérica)

Armando Daros

Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras (Unioeste). Docente de Pedagogia (Uniamérica).

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Publicado

24-01-2017

Edição

Seção

Artigos