Os Saberes e Fazeres Pedagógico no Projeto de Cidadania e Humanização
Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre os saberes e fazeres pedagógicos num projeto de cidadania e humanização, desenvolvido na educação não formal, no Núcleo Criança de Valor, da cidade de Foz do Iguaçu/PR, envolvendo oitenta crianças e jovens de seis a catorze anos no contra turno escolar. A finalidade do estudo foi acompanhar o desenvolvimento pedagógico e de socialização de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A questão norteadora centrou-se na recuperação e reinserção das crianças e jovens - aspectos afetivo, emocional e cognitivo - envolvendo atividades experimentais e recreativas e como o projeto contribuiu para o desenvolvimento da aprendizagem? Metodologia da pesquisa utilizou a pesquisa-ação. Os dados da pesquisa de campo foram coletados durante vinte e quatro meses com acompanhamentodas atividades desenvolvidas e realizadas pelas oitenta crianças e adolescentes no Núcleo. Entrevistamos também pais, a coordenadora que criou o projeto das atividades lúdicas para educação não formal, a equipe diretiva e a pedagoga. As crianças e adolescentes desenvolviam atividades interdisciplinares num caráter de cidadania e humanização preparando-os para a vida e o mundo. Foi possível constatar que após dois anos de atividades desenvolvidas no contra turno escolar as crianças e adolescentes obtiveram melhorias nos aspectos afetivo, emocional, cognitivo e social, tornandose mais ativos nas atividades. Concluímos que as atividades contribuíram na produção do conhecimento, bem como, resultaram num melhor rendimento escolar e vivência social.Downloads
Publicado
24-01-2017
Edição
Seção
Artigos
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