Os Saberes e Fazeres Pedagógico no Projeto de Cidadania e Humanização

Autores

  • Fátima Regina Bergonsi Debald Uniamérica
  • Blasius Silvano Debald

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre os saberes e fazeres pedagógicos num projeto de cidadania e humanização, desenvolvido na educação não formal, no Núcleo Criança de Valor, da cidade de Foz do Iguaçu/PR, envolvendo oitenta crianças e jovens de seis a catorze anos no contra turno escolar. A finalidade do estudo foi acompanhar o desenvolvimento pedagógico e de socialização de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A questão norteadora centrou-se na recuperação e reinserção das crianças e jovens - aspectos afetivo, emocional e cognitivo - envolvendo atividades experimentais e recreativas e como o projeto contribuiu para o desenvolvimento da aprendizagem? Metodologia da pesquisa utilizou a pesquisa-ação. Os dados da pesquisa de campo foram coletados durante vinte e quatro meses com acompanhamentodas atividades desenvolvidas e realizadas pelas oitenta crianças e adolescentes no Núcleo. Entrevistamos também pais, a coordenadora que criou o projeto das atividades lúdicas para educação não formal, a equipe diretiva e a pedagoga. As crianças e adolescentes desenvolviam atividades interdisciplinares num caráter de cidadania e humanização preparando-os para a vida e o mundo. Foi possível constatar que após dois anos de atividades desenvolvidas no contra turno escolar as crianças e adolescentes obtiveram melhorias nos aspectos afetivo, emocional, cognitivo e social, tornandose mais ativos nas atividades. Concluímos que as atividades contribuíram na produção do conhecimento, bem como, resultaram num melhor rendimento escolar e vivência social.

Biografia do Autor

Fátima Regina Bergonsi Debald, Uniamérica

Mestre em Educação e Professora do Curso de Pedagogia da UNIAMÉRICA. Coordenadora do ProjetoCidadania e Humanização – Estação Ciências/PTI.

Blasius Silvano Debald

Doutor em Educação e Professor do Curso de História da UNIAMÉRICA. Coordenador do Projeto Laboratório Vivo de Ciências Naturais – Estação Ciências/PTI.

Downloads

Publicado

24-01-2017

Edição

Seção

Artigos