Infância e Violência Sexual: Um Olhar sobre a Vulnerabilidade da Criança

Autores

  • Ana Carolina Cordeiro Magni Uniamérica
  • João Jorge Correa

Resumo

Neste texto, que tem por base pesquisa e estudos realizados no âmbito do programa de iniciação científica, propomos a partir de uma investigação bibliográfica e abordagem qualitativa, sem descartar a possibilidade de incorporar dados quantitativos sobre o tema em destaque, discutir sobre a violência sexual sofrida por crianças e o caráter da sua vulnerabilidade. A pesquisa contou com o suporte de um levantamento bibliográfico de teses, dissertações, livros e artigos que abordaram o tema a fim de fundamentar as reflexões propostas nesse estudo, assim como documentos elaborados peloMinistério da Educação, UNESCO e UNICEF. Assim, o presente texto parte desseestudo e promove reflexões acerca dos tipos de violência contra a criança considerando sua condição de vulnerabilidade, bem como as análises sobre o papel da educação e da escola neste contexto na condição de coadjuvante para um melhor entendimento do quadro da violência contra a infância. O estudo se justifica pela importância sempre presente deste tema na sociedade em geral e na escola especificamente, e a preocupação de várias entidades e organismos nacionais e internacionais. Espera-se poder contribuir de alguma forma para a reflexão sobre a violência e suas diversas formas de manifestação, mas especialmente a sexual, no contexto da vulnerabilidade infantil.

Biografia do Autor

Ana Carolina Cordeiro Magni, Uniamérica

Acadêmica do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz doIguaçu. Integrante do Programa de Iniciação Científica e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Psicanálisee Educação: Estudos e Pesquisas.

João Jorge Correa

Professor Associado no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus deFoz do Iguaçu. Orientador no Programa de Iniciação Científica. Coordenador e pesquisador no Grupo dePesquisa Psicanálise e Educação: Estudos e Pesquisas.

Downloads

Publicado

24-01-2017

Edição

Seção

Artigos