Relações e Tensões entre Burocracia e Gestão Escolar

Autores

  • Valdecir Soligo Uniamérica
  • Marinez Gasparin Soligo

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar uma discussão recorrente no âmbito da gestão escolar; a relação e a tensão entre burocracia, eficiência e processo de avaliação da educação, tendo como princípio norteador a teoria weberiana e algumas experiências de gestores em escolas públicas da Região Sul do Brasil. A analise foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica e documental oriunda, em parte, do processo de construção de tese de doutoramento e em parte da experiência profissional recente. Como resultado tem-se apontamentos sobre as contribuições e os retrocessos do sistema burocrático para a gestão escolar e como a literatura especializada vem trabalhando a questão. Pode-se afirmar que gestores e pesquisadores, percebem a burocracia presente na escola e apontam esta como necessária, ao mesmo tempo, identificam seus limites como entrave. As avaliações aparecem como ferramenta a serviço da burocracia ampliando o controle e a regulação por parte do Estado.

Biografia do Autor

Valdecir Soligo, Uniamérica

Doutor em Educação – UNISINOS, Mestre em Educação – UPF. Professor do Colegiado de Pedagogiada Universidade Estadual do Oeste do Paraná na área de Políticas Educacionais – Campus de Cascavel.

Marinez Gasparin Soligo

Historiadora e Graduanda em Pedagogia pela UNIOESTE, Professora do Ensino Fundamental e Médio

Downloads

Publicado

24-01-2017

Edição

Seção

Artigos