Produção Orgânica como Resistência ao Modelo Agrícola Convencional: Breve Reflexão sobre o Projeto Ater Agroecologia no Município de Cândido Godói (RS)

Autores

  • Rejane Inês Kieling Uniamérica
  • Cidonea Machado Deponti
  • Elizabeth Drumm

Resumo

Pensar o desenvolvimento rural requer a busca por alternativas construídas pelos atores envolvidos no processo. A perspectiva da resistência compreende que simples ações podem contrapor-se ao modelo de agricultura industrial. O presente artigo tem como objetivo principal identificar elementos de aproximação entre a produção orgânica dentro dos princípios da agroecologia com as perspectivas da resistência e dos meios de vida. Como base empírica foi utilizado o projeto ATER Agroecologia no município de Cândido Godói (RS), em que foram realizadas entrevistas com representante da EMATER e produtora participante, as quais sinalizaram pontos que podem representar potencialidades para que a cultura agroecológica seja inserida nessa comunidade com a participação efetiva dos envolvidos.

Biografia do Autor

Rejane Inês Kieling, Uniamérica

Doutoranda em Desenvolvimento Regional (UNISC). Docente na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP).

Cidonea Machado Deponti

Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul, RS.

Elizabeth Drumm

Doutoranda em Desenvolvimento Regional (UNISC). Professora e Pró-reitora de Inovação, Pós-gradua-ção, Pesquisa e Extensão, na Universidade da Região da Campanha (URCAMP)

Downloads

Publicado

24-01-2017

Edição

Seção

Artigos