A Formação Continuada do Docente do Ensino Médio Frente a Implantação de Programas Institucionais Federativos

Autores

  • Terezinha Corrêa Lindino Uniamérica
  • Marcelo Barbosa Pinto
  • Erika Rodrigues Silva Mallmann

Resumo

O atual cenário do ensino médio público brasileiro, está frente a novas perspectivas para a modalidade. Neste sentido, o presente artigo tem o objetivo de analisar o docente do ensino médio frente à implantação de programas institucionais federativos de formação continuada. E deste modo compreender como programas federais como o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, propõem mudanças nesta modalidade. Para compreendermos este cenário em primeiro momento, analisaremos as duas ações estratégicas que estão articuladas a modalidade, são elas; o Redesenho Curricular, em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino MédioInovador – ProEMI e a Formação Continuada de professores do Ensino Médio, que tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96, e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Segundo o Pacto Nacional, estas ações têm por objetivo a melhoria da qualidade da educação e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, documento que aponta o trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia como dimensões que devem estar contempladas nos currículos do Ensino Médio, que deverão integrar os conhecimentos das diferentes áreas que compõem o currículo.

Biografia do Autor

Terezinha Corrêa Lindino, Uniamérica

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente adjunta naUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon. Líder doGEPEFOP – Grupo de Estudo e Pesquisas em Formação de Docentes. Vice-líder do GEPECIA – Grupo deEstudo e Pesquisa em Ciências Ambientais. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação StrictoSenso em Ensino, na UNIOESTE, Campus Foz de Iguaçu e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensoem Ciências Ambientais, na UNIOESTE, Campus Toledo, PR.

Marcelo Barbosa Pinto

Graduado em Geografia (licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE),Campus de Marechal Cândido Rondon, PR. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Foz do Iguaçu, PR.

Erika Rodrigues Silva Mallmann

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Dinâmica das Cataratas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, pela UNIOESTE, Campus Foz do Iguaçu, PR

Downloads

Publicado

24-01-2017

Edição

Seção

Artigos