A Formação Continuada do Docente do Ensino Médio Frente a Implantação de Programas Institucionais Federativos
Resumo
O atual cenário do ensino médio público brasileiro, está frente a novas perspectivas para a modalidade. Neste sentido, o presente artigo tem o objetivo de analisar o docente do ensino médio frente à implantação de programas institucionais federativos de formação continuada. E deste modo compreender como programas federais como o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, propõem mudanças nesta modalidade. Para compreendermos este cenário em primeiro momento, analisaremos as duas ações estratégicas que estão articuladas a modalidade, são elas; o Redesenho Curricular, em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino MédioInovador – ProEMI e a Formação Continuada de professores do Ensino Médio, que tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96, e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Segundo o Pacto Nacional, estas ações têm por objetivo a melhoria da qualidade da educação e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, documento que aponta o trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia como dimensões que devem estar contempladas nos currículos do Ensino Médio, que deverão integrar os conhecimentos das diferentes áreas que compõem o currículo.Downloads
Publicado
24-01-2017
Edição
Seção
Artigos
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