Concepções Educacionais de Infância e Criança e suas Implicações Pedagógicas
Resumo
O debate sobre a educação infantil e as categorias infância e criança, busca compreendê-las pedagogicamente no anseio de atender as necessidades de tais categorias. Neste artigo partimos dos conceitos infantis desde as primeiras pesquisas que as historicizam e, ainda demonstrando algumas concepções sobre a criança as quais carregarem significados ideológicos. Um primeiro vê a criança como inocente. Ideia que leva à proteção e situações educativas que escondem a realidade, projetando um mundo ilusório e impossibilitando do contato com a realidade social e histórica. Sua proposta pedagógica é homogênea e padronizada, baseada numa concepção de natureza infantil. A criança precisa se desenvolver para aprender. O professor é apenas o facilitador entre ela e o conhecimento, não um mediador. Outra concepção considera a criança como reprodutor de conhecimento. O princípio pedagógico tem relação decusto-benefício. Encaminha-se educação e cuidado para os filhos das classes trabalhadoras preparando-os para a força de trabalho estável e qualificada. A educação infantil é o primeiro estágio da mão-de-obra qualificada. Apontando para um sujeito crítico, reflexivo, criativo e ciente de sua atividade na cultura da qual faz parte, temse uma concepção de que considera a criança como um sujeito de direitos, pertencente a um grupo social, histórico, cultural e político. Propõe-se uma ação pedagógica que considera a criança rica, capaz, e, co-construtora de sua identidade e cultura.Downloads
Publicado
24-01-2017
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Artigos
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