Concepções Educacionais de Infância e Criança e suas Implicações Pedagógicas

Autores

  • M. Cecília Braz Ribeiro de Souza Uniamérica
  • Cleonice Marçal

Resumo

O debate sobre a educação infantil e as categorias infância e criança, busca compreendê-las pedagogicamente no anseio de atender as necessidades de tais categorias. Neste artigo partimos dos conceitos infantis desde as primeiras pesquisas que as historicizam e, ainda demonstrando algumas concepções sobre a criança as quais carregarem significados ideológicos. Um primeiro vê a criança como inocente. Ideia que leva à proteção e situações educativas que escondem a realidade, projetando um mundo ilusório e impossibilitando do contato com a realidade social e histórica. Sua proposta pedagógica é homogênea e padronizada, baseada numa concepção de natureza infantil. A criança precisa se desenvolver para aprender. O professor é apenas o facilitador entre ela e o conhecimento, não um mediador. Outra concepção considera a criança como reprodutor de conhecimento. O princípio pedagógico tem relação decusto-benefício. Encaminha-se educação e cuidado para os filhos das classes trabalhadoras preparando-os para a força de trabalho estável e qualificada. A educação infantil é o primeiro estágio da mão-de-obra qualificada. Apontando para um sujeito crítico, reflexivo, criativo e ciente de sua atividade na cultura da qual faz parte, temse uma concepção de que considera a criança como um sujeito de direitos, pertencente a um grupo social, histórico, cultural e político. Propõe-se uma ação pedagógica que considera a criança rica, capaz, e, co-construtora de sua identidade e cultura. 

Biografia do Autor

M. Cecília Braz Ribeiro de Souza, Uniamérica

Docente de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Foz doIguaçu. Psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista(UNESP). Membro do Grupo de Pesquisa MEDIAR – UNIOESTE.

Cleonice Marçal

Acadêmica do Curso de Pedagogia e Graduada em Letras/Português Universidade Estadual do Oeste doParaná (UNIOESTE), Campus de Foz do Iguaçu. Especialização em Ensino-Aprendizagem da LiteraturaLuso-Brasileira pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal e Especialização em Ensino-Aprendizagem em Educação Infantil e Anos Iniciais da Educação Básica pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná.

Downloads

Publicado

24-01-2017

Edição

Seção

Artigos