Subprojeto de Pedagogia / PIBID na Formação de Professores

Autores

  • Márcia da Cruz Uniamérica
  • Oliva Aparecida Prohmann de Lima
  • Sara Cristina de Souza Pereira
  • Andreia Nakamura Bondezan

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar os impactos positivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores. Trata-se de um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/MEC criado para contribuir com a formação inicial dos professores da Educação Básica. Neste sentido, conduz-se a reflexão para a análise objetiva do subprojeto de Pedagogia/PIBID da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu/PR. Ressalta-se a unicidade teoria e prática propiciada pelo curso correlacionado com o programa, pesquisas científicas e extensão, como instrumentos de mediação do processo de formação docente. Estaanálise advém de uma perspectiva crítica do acadêmico bolsista inserido no ambiente escolar, munido do aporte teórico e fundamentado no movimento dialético. Destacase a relevância da necessidade de reflexão mais detalhada dos métodos, da prática em sala de aula e da metodologia utilizada, reconhecendo que o planejamento é uma atividade essencial para o sucesso do subprojeto. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico e análise do subprojeto para a formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia, corrobora percepções do PIBID afirmações dos pesquisadores citados. Conclui-se que referente à qualidade da educação e a qualidade da formação docente, há nos acadêmicos participantes, crescimento significativo no quesito experiência, conhecimento e reflexão das próprias ações no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Márcia da Cruz, Uniamérica

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campusde Foz do Iguaçu/PR. Bolsista acadêmica do subprojeto de Pedagogia, do Programa Institucional de Bolsade Iniciação à Docência PIBID-UNIOESTE.

Oliva Aparecida Prohmann de Lima

Participante do GEINFA; Acadêmica do curso de Pedagogiada Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Foz do Iguaçu/PR. Bolsista acadê-mica do subprojeto de Pedagogia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID-UNIOESTE. 

Sara Cristina de Souza Pereira

Participante do GEINFA; Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oestedo Paraná (UNIOESTE), Campus de Foz do Iguaçu/PR. Bolsista acadêmica do subprojeto de Pedagogia, doPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID-UNIOESTE.

Andreia Nakamura Bondezan

Mestre em Educação pelaUniversidade Estadual de Maringá (2006); Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá(UEM; 2012). Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, trabalha com a disciplina de Fundamentos da Educação Especial e Prática de Ensino.

Downloads

Publicado

24-01-2017

Edição

Seção

Artigos