Subprojeto de Pedagogia / PIBID na Formação de Professores
Resumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar os impactos positivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores. Trata-se de um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/MEC criado para contribuir com a formação inicial dos professores da Educação Básica. Neste sentido, conduz-se a reflexão para a análise objetiva do subprojeto de Pedagogia/PIBID da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu/PR. Ressalta-se a unicidade teoria e prática propiciada pelo curso correlacionado com o programa, pesquisas científicas e extensão, como instrumentos de mediação do processo de formação docente. Estaanálise advém de uma perspectiva crítica do acadêmico bolsista inserido no ambiente escolar, munido do aporte teórico e fundamentado no movimento dialético. Destacase a relevância da necessidade de reflexão mais detalhada dos métodos, da prática em sala de aula e da metodologia utilizada, reconhecendo que o planejamento é uma atividade essencial para o sucesso do subprojeto. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico e análise do subprojeto para a formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia, corrobora percepções do PIBID afirmações dos pesquisadores citados. Conclui-se que referente à qualidade da educação e a qualidade da formação docente, há nos acadêmicos participantes, crescimento significativo no quesito experiência, conhecimento e reflexão das próprias ações no ambiente escolar.Downloads
Publicado
24-01-2017
Edição
Seção
Artigos
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