Rotina de Estudos: Sistematização de Estratégias para Otimização da Aprendizagem Escolar

Autores

  • Erika Rodrigues Silva Mallmann Uniamérica
  • Cynthia Borges de Moura

Resumo

O atual cenário da educação básica encontra-se frente a novas perspectivas e desafios para a modalidade. Percebe-se que novas concepções vem sendo incorporadas no âmbito educacional sempre com a proposta de alcançar uma educação de qualidade. Neste sentido, o presente artigo tem o intuito de discutir sobre a importância e a necessidade das atividades de complementação escolar para o processo de ensino e aprendizagem, bem como, do papel do professor na sistematização de estratégias e orientação da rotina de estudos. A rotina de estudos se dá como complemento para a fixação de conteúdos, contribuindo e auxiliando na aprendizagem dos alunos, promovendo a autonomia pessoal através do gerenciamento do tempo, organização de seus pertences e, tomada de atitudes. Espera-se desta forma, ressaltar a necessidade do desenvolvimento de “hábitos de estudos”, corroborando com as finalidades e contribuições da rotina de estudos para o processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Erika Rodrigues Silva Mallmann, Uniamérica

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Dinâmica das Cataratas. Mestranda de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, pela UNIOESTE, Campus Foz do Iguaçu. Orientadora Educacional no Colégio Vicentino São José e Coordenadora Pedagógica no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira (SEED/PR).

Cynthia Borges de Moura

Doutora em Psicologia. Professora Adjunta na UNIOESTE. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, na UNIOESTE, Campus Foz do Iguaçu, PR

Downloads

Publicado

19-01-2017

Edição

Seção

Artigos