Proposta de Ensino Interdisciplinar entre as Disciplinas de Matemática e Biologia: Contágio pelo Vírus Influenza A (H1N1)

Autores

  • Vanessa Martins de Souza Uniamérica
  • Diego Machado Ozelame

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de trabalho interdisciplinar entre Matemática e Ciências Biológicas, para a simulação do contágio pelo vírus Influenza A (H1N1) e tem como objetivo contribuir para a discussão de como um museu de ciências pode auxiliar no ensino interdisciplinar. A atividade sugerida será desenvolvida em quatro importantes momentos: introdução do tema sobre o vírus Influenza A (H1N1) em sala de aula; visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e interação com experimentos relacionados ao tema; atividade experimental desenvolvida em sala de aula utilizando modelagem matemática; avaliação e sistematização da atividade. A proposta apresentada neste trabalho pode servir como uma alternativa pedagógica, a ser desenvolvida em espaços formais (escola) enão-formais (museu de ciências), para que docentes de Matemática e Biologia, assim como de outras áreas, possam trabalhar os conteúdos escolares de maneira interdisciplinar. 

Biografia do Autor

Vanessa Martins de Souza, Uniamérica

Doutoranda em Educação, Universidade de Aveiro (Portugal). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). icenciada e Bacharela em Matemática.

Diego Machado Ozelame

Doutorando do Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual deLondrina (UEL). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica doRio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul(UCS).

Downloads

Publicado

19-01-2017

Edição

Seção

Artigos