Ações Socioeducativas: Estratégias para o Favorecimento do Protagonismo no Contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Autores

  • Cristiane G. Souza Uniamérica
  • Jussara Ayres Bourguignon

Resumo

Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como finalidade tecer considerações arespeito das ações socioeducativas, seus limites e possibilidades em contribuir juntoao processo do protagonismo dos usuários atendidos pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Assim sendo, em um primeiro momento recuperamos aspectos relevantes a respeito da constituição do SUAS no Brasil, para num segundo momento abordar sobre as ações socioeducativas, bem como as formas de concretização de tais ações. Em notas conclusivas argumentamos que as ações socioeducativas precisam ser mediadas pelo diálogo, pela informação e participação, elementos que têm a possibilidade de facilitar o estímulo do protagonismo do sujeito.

Biografia do Autor

Cristiane G. Souza, Uniamérica

Graduada em Serviço Social. Especialista em Gestão Pública. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas.Doutoranda do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual dePonta Grossa, PR.

Jussara Ayres Bourguignon

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professora do Programa depós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas e do Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR.

Downloads

Publicado

19-01-2017

Edição

Seção

Artigos