Um Olhar Epistemológico sobre o Ensino da Matemática para Alunos Surdos

Autores

  • Gisele Adriana de Mello Colaço Uniamérica
  • Reginaldo A. Zara

Resumo

Este artigo apresenta reflexões epistemológicas sobre o ensino de matemática para alunos surdos e pretende explicitar alguns aspectos relevantes da produção de conhecimentos na área da surdez, abordando pontos como sujeito e objeto no processo de conhecimento. Para isso é utilizada uma pesquisa de caráter bibliográfico seguida da análise de resumos de teses e dissertações produzidas na área da surdez e disponibilizadas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Como resultado, percebe-se que a maior parte das pesquisas na área da educação de Surdos é oriunda das inquietações dos professores-pesquisadores em sua prática docente, e que o produto destas pesquisas vem contribuindo para a construção de novas metodologias para o ensino dos Surdos¹. Além disso, embora identificados progressos na produção do conhecimento científico na área de ensino de alunos com surdez, especificamente no ensino de Matemática para surdos, ressalta-se a necessidade de intensificar pesquisas neste campo, aumentando a quantidade e melhorando a qualidade da pesquisa.

Biografia do Autor

Gisele Adriana de Mello Colaço, Uniamérica

Graduada em Ciências e Administração. Mestranda em Ensino em Ciências e Matemática. Professoracom ênfase em Educação Especial.

Reginaldo A. Zara

Bacharel em Física. Mestre e Doutor em Física (USP). Pós-doutor pelo Politecnico di Torino, Itália. Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Downloads

Publicado

19-01-2017

Edição

Seção

Artigos