He´i el profe kurepa: Análise Retórica da Linguagem Verbal Empregada nas Páginas Esportivas do Jornal Diario Popular. Uma Contribuição para a Formação de Professores

Autores

  • Luciano Marcos dos Santos Uniamérica
  • Ivo José Dittrich

Resumo

O jornal Diario Popular, veículo de comunicação do grupo Multimedia de Assunção – Paraguai, apresenta uma configuração que o aproxima de camadas mais amplas da população e o classifica no segmento popular. Sendo assim, a linguagem verbal empregada nas redações das matérias apresenta algumas características: está em jopará, fenômeno linguístico caracterizado pela mistura das línguas guarani e espanhol, comum em ambientes informais ou familiares no Paraguai, revela traços de oralidade e o emprego do humor. Dessa forma, este artigo apresenta uma análise das reportagens das páginas de esportes, de todas edições do mês de junho de 2011 do jornal Diario Popular, procurando discutir e entender a linguagem verbal nesse contexto. Para isso, são investigados o ethos e o pathos como argumentos retóricos empregados pelo jornal para alcançar seus objetivos de credibilidade e sensibilização dos leitores. Por tratar de tema referente a aspectos da cultura paraguaia, quem sabe esclarecendo e diminuindo o estranhamento causado pelos contatos, esse estudo possa contribuir para a formação de professores, especialmente os que atuam em Foz do Iguaçu e região, os quais se deparam em suas salas de aula com alunos dessa origem. 

Biografia do Autor

Luciano Marcos dos Santos, Uniamérica

Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Aluno regular do doutorado Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Ivo José Dittrich

Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pós-doutor em Retóricapela Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

19-01-2017

Edição

Seção

Artigos