O Uso da Taxionomia de Bloom no Contexto da Avaliação por Competência

Autores

  • Ana Paula Salgado Beleza de Oliveira Uniamérica
  • José Nelciclébio de Aguiar Pontes
  • Marcos Aurélio Marques

Resumo

O presente artigo tem como objetivo pensar o uso da Taxionomia de Bloom no contexto da avaliação por competência a fim de propor esse recurso na compreensão da classificação de metas e objetivos educacionais. A partir de um trabalho de revisão bibliográfica, que teve como aportes teóricos Bloom et al (1979), Araújo e Rabelo (2015), Antunes (2011), Demo (1999, 2008), Luckesi (2011), destacamos as necessidades de um aperfeiçoamento ou mesmo uma reestruturação nos objetivos e estraté-gias educacionais para acompanharem as inovações e utilizá-las em favor do processo de ensino-aprendizagem pautado no desenvolvimento de habilidades e competências para a formação integral dos alunos. Pensar o ensino-aprendizagem por competências é entender que o estudante precisa constituir-se como competente nas resoluções de problemas, sejam eles simples ou complexos e em todos os campos sociais. Assim, pode-se afirmar que o uso da taxionomia nos objetivos educacionais e em avaliações, representa um ótimo recurso para o desenvolvimento de avaliações com foco em competências. Com ela, além da possibilidade de elaborar situações problemas para os alunos, o professor também pode se auto avaliar, de modo que possa acompanhar, traçar objetivos e estratégias para o ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Ana Paula Salgado Beleza de Oliveira, Uniamérica

Pedagoga, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Porto Velho.

José Nelciclébio de Aguiar Pontes

Economista, Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Porto Velho.

Marcos Aurélio Marques

Graduado em Letras Português – Francês, Mestre em Geografia – UNIR/RO, Doutor em GeografiaUFPR (Professor Orientador), Coordenador de Prova Institucional no Athenas Grupo Educacional. Professor Adjunto da Faculdade Porto.

Downloads

Publicado

19-01-2017

Edição

Seção

Artigos