Protagonismo Estudantil e Metodologias Ativas de Aprendizagem em Tempos de Transformação na Educação Superior

Autores

  • Blasius Silvano Debald Uniamérica
  • Norma Viapiana Golfeto Uniamérica

Resumo

O estudo tem como finalidade analisar o protagonismo estudantil e as metodologias ativas de aprendizagem em tempos de transformação na educação superior. A questão de pesquisa indagava se o estudante era receptivo à inovação no ensino e seria capaz de ser protagonista de sua aprendizagem. O estudo assume a perspectiva metodológica ligada aos princípios da História Oral por ser um fenômeno contemporâneo. Identificamos como resultados significativos o trabalho em equipe, a resolução de problemas reais e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais durante o período de formação. O estudo concluiu que os estudantes são receptivos às inovações, pois no cotidiano convivem com tecnologias e formas de aprender mais autônomas.

Biografia do Autor

Blasius Silvano Debald, Uniamérica

Doutor em Educação. Coordenador e Professor da Faculdade Comunitária União das Américas (UNIAMÉRICA), Foz do Iguaçu, PR

Norma Viapiana Golfeto, Uniamérica

Mestre em Educação. Coordenadora do Setor de Gestão de Aprendizagem da Faculdade ComunitáriaUnião das Américas (UNIAMÉRICA), Foz do Iguaçu, PR.

Downloads

Publicado

19-01-2017

Edição

Seção

Artigos