Análise da Autodepuração do Curso D’água Pomba Cuê Utilizando o Modelo Streeter Phelps

Autores

  • Eduardo Hermes de Vargas
  • Felipe Souza Marques

Resumo

O presente trabalho objetivou avaliar a capacidade de autodepuração do córregoPomba Cuê em Foz do Iguaçu/ PR. A avalição ocorreu de modo comparativo em dois períodos: primeiro em abril/2014 e o segundo em setembro/2014. Utilizando o modelo Streeter Phelps, foi criado quatro cenários de representação da qualidade de água do córrego. A necessidade de quatro cenários se deu em decorrência de dois períodos avaliados e da análise ser feita de duas condições distintas – com e sem a estação de tratamento de esgoto (ETE). Os resultados da modelagem foram obtidos identificando os valores regulamentados na legislação do CONAMA 357/2005, referentes ao parâmetro do Oxigênio Dissolvidos (OD) e da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) para cada um dos quatro cenários. Para o OD, todos os cenários estavam dentro do limite. O contrário ocorreu com a DBO em que todos os quatro cenários estavam fora do recomendado na legislação. Nesse último caso, é estabelecido no máximo 5mg/L para rios de classe II como é o caso do córrego Pomba-Cuê. Na pesquisa feita, todos os valores ficaram acima do limite. Uma das hipóteses para essa ocorrência negativa nos cenários é o fato do córrego estar em uma região de banhado. O principal resultado da pesquisa foi demostrar a importância dese utilizar o modelo na aplicação da autodepuração do córrego Pomba-Cuê.

Biografia do Autor

Eduardo Hermes de Vargas

Engenheiro Ambiental (Uniamérica, 2015). Técnico em Hidrologia pelo Instituto Federal do Paraná(IFPR, 2013). Professor dos cursos Auxiliar Administrativo e Informática (Provopar).

Felipe Souza Marques

Engenheiro Ambiental (Uniamérica, 2005). Especialista em Gestão Ambiental em Municípios (UTFPR, 2007). Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento (UEL, 2010). Analista de Captação de Recursos Sênior no Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás-ER).

Downloads

Publicado

25-08-2016

Edição

Seção

Artigos