Vigotski, Defectologia e Processo Educativo

Autores

  • Ivanir Gomes da Silva

Resumo

Na Teoria Histórico-Cultural (THC) o sujeito se desenvolve na relação com os outros sujeitos. Portanto, neste trabalho objetivamos identificar os princípios da concepção de desenvolvimento enfocados nesta teoria. Neste sentido, os trabalhos de Vigotski são de muita relevância para compreendermos o desenvolvimento humano caracterizado pelas relações sociais. No entanto, os estudos de Vigotski não se fixaram apenas nas pessoas ditas normais. Suas pesquisas exercem principal influência na tentativa de explicar o desenvolvimento do sujeito com deficiência. Da mesma forma, a Educação Inclusiva, proposta nos dias de hoje, busca perceber e atender às necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos, pensamos dessa forma que os elementos da Teoria Histórico- Cultural podem vir a contribuir no processo educativo destes sujeitos.

Biografia do Autor

Ivanir Gomes da Silva

Professora/Pedagoga na Secretaria Estadual de Educação do Paraná, Professora do Colegiado de Pedagogia da Faculdade União das Américas - Uniamérica, Foz do Iguaçu, Paraná.

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Publicado

25-08-2016

Edição

Seção

Artigos