Ler e Escrever na Escola: Reflexões sobre a Prática Pedagógica
Resumo
Discorrer sobre ensinar a ler e a escrever na escola é algo extremamente complexo e requer esforço para acompanhar as diversas facetas que o ensino da linguagem escrita vem perpassando no decorrer das últimas décadas. Considera-se, consensualmente, que a tarefa de ensinar a ler e a escrever é responsabilidade da escola. Durante o processo de escolarização os sujeitos devem apropriar-se da linguagem escrita com o intuito de conseguirem fazer o uso efetivo e competente deste conhecimento demandado pela sociedade atual. No entanto, de modo contraditório, pesquisas, documentos oficiais e o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) do Brasil continuam revelando que crianças, jovens e adultos mesmo passando pelo processo de escolarização, continuam apresentando sérias dificuldades para lerem e escreverem, além da falta de interesse em práticas que envolvem a leitura. Apesar dos avanços significativos dos estudos sobre a apropriação da linguagem, bem como a implementação de políticas educacionais que ampliaram o tempo de escolarização obrigatória, observa-se, que na maioria dos casos, esta dificuldade apresentada e amplamente divulgada, é decorrente da promoção de um ensino deficitário em que a prática pedagógica parece estar distanciada da funcionalidade da escrita no contexto da sociedade, limitando-se aos usos mecânicos e descontextualizados da linguagem. Nesta perspectiva, a presente investigação, de caráter bibliográfico, visa promover reflexões sobre os pressupostos que norteiam as concepções acerca do ensino da linguagem com o objetivo de discutir possíveis reelaborações das práticas escolares vigentes, sobretudo, as voltadas para o processo de alfabetização. O referencial teórico adotado está ancorado nos estudos de autores como Bakhtin (2009), Chartier (2002) e Vigotiski (2009).Downloads
Publicado
25-08-2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.