Ler e Escrever na Escola: Reflexões sobre a Prática Pedagógica

Autores

  • Thuinie Medeiros Vilela Daros

Resumo

Discorrer sobre ensinar a ler e a escrever na escola é algo extremamente complexo e requer esforço para acompanhar as diversas facetas que o ensino da linguagem escrita vem perpassando no decorrer das últimas décadas. Considera-se, consensualmente, que a tarefa de ensinar a ler e a escrever é responsabilidade da escola. Durante o processo de escolarização os sujeitos devem apropriar-se da linguagem escrita com o intuito de conseguirem fazer o uso efetivo e competente deste conhecimento demandado pela sociedade atual. No entanto, de modo contraditório, pesquisas, documentos oficiais e o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) do Brasil continuam revelando que crianças, jovens e adultos mesmo passando pelo processo de escolarização, continuam apresentando sérias dificuldades para lerem e escreverem, além da falta de interesse em práticas que envolvem a leitura. Apesar dos avanços significativos dos estudos sobre a apropriação da linguagem, bem como a implementação de políticas educacionais que ampliaram o tempo de escolarização obrigatória, observa-se, que na maioria dos casos, esta dificuldade apresentada e amplamente divulgada, é decorrente da promoção de um ensino deficitário em que a prática pedagógica parece estar distanciada da funcionalidade da escrita no contexto da sociedade, limitando-se aos usos mecânicos e descontextualizados da linguagem. Nesta perspectiva, a presente investigação, de caráter bibliográfico, visa promover reflexões sobre os pressupostos que norteiam as concepções acerca do ensino da linguagem com o objetivo de discutir possíveis reelaborações das práticas escolares vigentes, sobretudo, as voltadas para o processo de alfabetização. O referencial teórico adotado está ancorado nos estudos de autores como Bakhtin (2009), Chartier (2002) e Vigotiski (2009). 

Biografia do Autor

Thuinie Medeiros Vilela Daros

Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas (Mediar, UNIOESTE). Coordenadora do grupo de estudos em práticas inovadoras da educação básica da Faculdade União das Américas (INNOVATIO). Docente e coordenadora do curso de Pedagogia da UNIAMÉRICA.

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Publicado

25-08-2016

Edição

Seção

Artigos