Ataxia Cerebelar: Desafios e Possibilidades na Escola Inclusiva

Autores

  • Claudineia Aparecida Machado de Oliveira
  • Andreia Nakamura Bondezan

Resumo

O presente artigo tem como objeto o processo de inclusão escolar de alunos com Ataxia Cerebelar. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico que tem como referencial teórico Vigotski (1997), Mantoan (1993), Omote (1999), Bugalho (2006), Carvalho (2006) entre outros. O intuito deste artigo é destacar as características das pessoas que possuem ataxia cerebelar e compreender as necessidades que essa doença impõe à educação escolar. Conclui-se que a simples presença da pessoa com ataxia cerebelar na escola regular não garante sua inclusão escolar e, por conseguinte, sua aprendizagem e desenvolvimento. Desta forma é preciso políticas públicas, investimentos e um trabalho colaborativo entre professor, equipe pedagógica, comunidade escolar, para que todos possam ter uma educação de qualidade. 

Biografia do Autor

Claudineia Aparecida Machado de Oliveira

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Andreia Nakamura Bondezan

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Docente orientadora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

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Publicado

25-08-2016

Edição

Seção

Artigos