Concepções sobre Sexo e Sexualidade entre Adolescentes Multiplicadores de um Programa de Educação Sexual
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções sobre sexo e sexualidade de um grupo de adolescentes antes e após capacitação para atuação como multiplicadores de um programa de educação sexual. Participaram 135 adolescentes entre 14 e 18 anos de idade, de ambos os sexos, alunos do ensino regular público. Foi utilizado um questionário (pré e pós-capacitação) para identificar a diferença nas concepções sobre sexo e sexualidade. Antes da capacitação os adolescentes conceituavam sexo principalmente como relação entre pessoas (38,7%), entretanto, após as aulas passaram a relacionar sexo ao ato sexual em si (38,7%). O mesmo ocorreu com o conceito de sexualidade. Os adolescentes não sabiam responder o que este termo significava (27,3%) e após a capacitação passaram a relacioná-la a sentimento (26,8%) e descobrimento/ mudanças do corpo (23,7%). Conclui-se que há necessidade de implementação de trabalhos sistemáticos, a médio e longo prazo, sobre sexo e sexualidade para adolescentes nas escolas, visando aprimorar os conhecimentos dos adolescentes e consequentemente comportamentos preventivos. O modelo “adolescente multiplicador” pode ser uma alternativa viável para disseminar informações corretas entre os adolescentes quanto a própria adolescência e como lidar com as mudanças que ocorrem nesta fase.Downloads
Publicado
25-08-2016
Edição
Seção
Artigos
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