Concepções sobre Sexo e Sexualidade entre Adolescentes Multiplicadores de um Programa de Educação Sexual

Autores

  • Samantha Larissa Torres
  • Milena Calgaro
  • Josiane Conceição de Andrade
  • Cynthia Borges de Moura

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções sobre sexo e sexualidade de um grupo de adolescentes antes e após capacitação para atuação como multiplicadores de um programa de educação sexual. Participaram 135 adolescentes entre 14 e 18 anos de idade, de ambos os sexos, alunos do ensino regular público. Foi utilizado um questionário (pré e pós-capacitação) para identificar a diferença nas concepções sobre sexo e sexualidade. Antes da capacitação os adolescentes conceituavam sexo principalmente como relação entre pessoas (38,7%), entretanto, após as aulas passaram a relacionar sexo ao ato sexual em si (38,7%). O mesmo ocorreu com o conceito de sexualidade. Os adolescentes não sabiam responder o que este termo significava (27,3%) e após a capacitação passaram a relacioná-la a sentimento (26,8%) e descobrimento/ mudanças do corpo (23,7%). Conclui-se que há necessidade de implementação de trabalhos sistemáticos, a médio e longo prazo, sobre sexo e sexualidade para adolescentes nas escolas, visando aprimorar os conhecimentos dos adolescentes e consequentemente comportamentos preventivos. O modelo “adolescente multiplicador” pode ser uma alternativa viável para disseminar informações corretas entre os adolescentes quanto a própria adolescência e como lidar com as mudanças que ocorrem nesta fase.

Biografia do Autor

Samantha Larissa Torres

Enfermeira. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu.

Milena Calgaro

Enfermeira. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu.

Josiane Conceição de Andrade

Enfermeira. Especialista em Ensino Superior; Centro Cirúrgico e Central de Materiais e Esterilização. Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas.

Cynthia Borges de Moura

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica. Docente doCurso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

25-08-2016

Edição

Seção

Artigos