As Contribuições da Psicanálise para a Compreensão do Psiquismo Infantil

Autores

  • Juliana Pocaterra Kirch
  • João Jorge Correa

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir do projeto de iniciação científica e do grupo de pesquisa Psicanálise e Educação, ambos iniciados no primeiro semestre de 2014. O trabalho busca atender os objetivos relacionados, a partir da identificação, acesso e leitura de obras clássicas do pensamento freudiano que tenham lançado olhares teóricos sobre o tema em questão. Sua proposta foi pensada a partir do interesse pessoal em melhor compreender os conceitos centrais da psicanálise e como estes se apresentam na constituição do aparelho psíquico infantil. Também há a preocupação de agregar novos conhecimentos advindos do campo teórico psicanalítico à formação em Pedagogia para posteriormente, auxiliar na atuação em sala de aula como professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Temos como objetivo descrever os conceitos fundamentais da Psicanálise a partir dos pressupostos teóricos de Sigmund Freud, bem como compreender a evolução conceitual no campo psicanalítico acerca do psiquismo infantil e analisar as principais características dos distúrbios psíquicos que podem afetar a infância, contribuindo dessa forma na reflexão sobre as relações que podem ser estabelecidas entre a Psicanálise e a Pedagogia a fim de compreender melhor o desenvolvimento psíquico infantil. Este trabalho é baseado em pesquisas bibliográficas e virtuais da Unioeste, de outras IES e de entidades de formação psicanalíticas. Neste sentido, os motores de busca nas bases de dados bibliográficos de artigos, livros, dissertações e teses passam pelos seguintes termos: psicanálise e infância; psiquismo infantil; distúrbios psíquicos na infância. 

Biografia do Autor

Juliana Pocaterra Kirch

Graduada em Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu, PR.Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Psicanálise e Educação.

João Jorge Correa

Professor Associado no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu, PR. Coordenador do Grupo de Pesquisa Psicanálise e Educação.

Downloads

Publicado

25-08-2016

Edição

Seção

Artigos