As Contribuições da Psicanálise para a Compreensão do Psiquismo Infantil
Resumo
Este artigo foi desenvolvido a partir do projeto de iniciação científica e do grupo de pesquisa Psicanálise e Educação, ambos iniciados no primeiro semestre de 2014. O trabalho busca atender os objetivos relacionados, a partir da identificação, acesso e leitura de obras clássicas do pensamento freudiano que tenham lançado olhares teóricos sobre o tema em questão. Sua proposta foi pensada a partir do interesse pessoal em melhor compreender os conceitos centrais da psicanálise e como estes se apresentam na constituição do aparelho psíquico infantil. Também há a preocupação de agregar novos conhecimentos advindos do campo teórico psicanalítico à formação em Pedagogia para posteriormente, auxiliar na atuação em sala de aula como professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Temos como objetivo descrever os conceitos fundamentais da Psicanálise a partir dos pressupostos teóricos de Sigmund Freud, bem como compreender a evolução conceitual no campo psicanalítico acerca do psiquismo infantil e analisar as principais características dos distúrbios psíquicos que podem afetar a infância, contribuindo dessa forma na reflexão sobre as relações que podem ser estabelecidas entre a Psicanálise e a Pedagogia a fim de compreender melhor o desenvolvimento psíquico infantil. Este trabalho é baseado em pesquisas bibliográficas e virtuais da Unioeste, de outras IES e de entidades de formação psicanalíticas. Neste sentido, os motores de busca nas bases de dados bibliográficos de artigos, livros, dissertações e teses passam pelos seguintes termos: psicanálise e infância; psiquismo infantil; distúrbios psíquicos na infância.Downloads
Publicado
25-08-2016
Edição
Seção
Artigos
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