Como a Estratégia Coopetitiva pode se Transformar em Diferencial Competitivo para Empresas de Pequeno Porte: Análise Qualitativa de uma Rede Estratégica

Autores

  • Anderson Batista dos Santos
  • Fábio Aurélio de Mario
  • Rodrigo Souza da Costa

Resumo

O atual a ambiente competitivo em que as micro e pequenas empresas estão inseridas tem exigido cada vez mais que as empresas se preparem estrategicamente para competirem. Isso requer muitas vezes que as pequenas e micro empresas se unam em torno de uma única estratégia que as permita cooperarem e competirem simultaneamente face as grandes empresas presentes no mesmo mercado. A pesquisa foi realizada por meio da revisão da literatura, entrevistas com participantes da rede cooperfarma, gerentes e diretores, além de observação nas empresas e do mercado local. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível identificar na realidade das empresas participantes da rede em estudo que grande parte dos benefícios e diferenciais competitivos apontados na literatura foram constatados, e que, a estratégia coopetitiva proporciona além da sobrevivência no mercado, tem proporcionado crescimento conjunto de todos os participantes da rede e também aumento da lucratividade.

Biografia do Autor

Anderson Batista dos Santos

Especialista em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC).

Fábio Aurélio de Mario

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Rodrigo Souza da Costa

Doutorando em Administração pela Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Mestre em Administração pelaUniversidade federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

25-08-2016

Edição

Seção

Artigos