Como a Estratégia Coopetitiva pode se Transformar em Diferencial Competitivo para Empresas de Pequeno Porte: Análise Qualitativa de uma Rede Estratégica
Resumo
O atual a ambiente competitivo em que as micro e pequenas empresas estão inseridas tem exigido cada vez mais que as empresas se preparem estrategicamente para competirem. Isso requer muitas vezes que as pequenas e micro empresas se unam em torno de uma única estratégia que as permita cooperarem e competirem simultaneamente face as grandes empresas presentes no mesmo mercado. A pesquisa foi realizada por meio da revisão da literatura, entrevistas com participantes da rede cooperfarma, gerentes e diretores, além de observação nas empresas e do mercado local. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível identificar na realidade das empresas participantes da rede em estudo que grande parte dos benefícios e diferenciais competitivos apontados na literatura foram constatados, e que, a estratégia coopetitiva proporciona além da sobrevivência no mercado, tem proporcionado crescimento conjunto de todos os participantes da rede e também aumento da lucratividade.Downloads
Publicado
25-08-2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.