Relações entre Condições Sociais e o Rendimento Escolar Aferido pelo IDEB na Região Sul
Resumo
Este estudo é parte de pesquisa mais ampla realizada em nível de doutoramento e objetiva analisar e discutir as relações entre dados disponibilizados pelo IBGE e INEP sobre educação e condições sociais da população sul brasileira. A metodologia empregada foi quantitativa, com uso da estatística, através do cruzamento de dados de 327 municípios de pequeno porte da Região Sul do Brasil, além de revisão bibliográfica. Os resultados confirmam a hipótese inicial de que há relação entre o rendimento escolar aferido pelas avaliações em larga escala e as condições sociais medidas pelas variáveis, Índice de Gini, Incidência de Pobreza e Renda mensal familiar per capita e; o indicador educacional: taxa de analfabetismo para população com 10 anos ou mais de idade. Os resultados também apontam para uma fragilidade da modelagem utilizada pela Prova Brasil, pois menos de 50% dos municípios com população inferior a dez mil habitantes possuíam IDEB em todo os ciclos analisados, além de que a relação entre as variáveis apresentam distorção quanto ao recorte espacial, sendo que há maior força da relação quando analisamos os estados um a um e perde-se força quando a analise considera a Região Sul como um todo.Downloads
Publicado
25-08-2016
Edição
Seção
Artigos
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