Letramento em Foco: Um Estudo de Caso com Professores do Ensino Fundamental

Autores

  • Cássia Aparecida Toledo Rodrigues Uniamérica
  • Rosmere Adriana Vivian Ottonelli
  • Greice da Silva Castela

Resumo

Considerando que o letramento é concebido como uma prática social que envolve leitura e escrita e que a escola, como uma extensão social, pode e deve promover o letramento com foco na vida social, mesmo que nesse processo estejam presentes as particularidades do cenário escolar, elaboramos pesquisa junto a professores do ensino fundamental, da educação pública, de um município do interior do Paraná. Os objetivos da investigação foram averiguar as concepções que possuem em relação ao tema letramento, se a formação complementar que já realizaram abordou esse tema, e também para identificar se sua prática docente contempla práticas de letramento. A pesquisa, realizada entre setembro e outubro de 2013, encaminhada pela UNIOESTE – Cascavel, Programa Profletras, envolveu 17 professores, das áreas Humana, Exata e Biológica, que responderam a questionário de múltipla escolha, o qual possibilitou a tabulação dos dados, organizados em tabelas, e as respectivas análises. Utilizamos como aporte teórico autores como Soares (1986), Hamilton (2002), Rojo (2002) e Kleiman (2005), Lakatos (2008), Rego (2013). Os resultados obtidos sinalizam para um panorama satisfatório quanto às visões sobre letramento e didática empreendida pelos docentes.

Biografia do Autor

Cássia Aparecida Toledo Rodrigues, Uniamérica

Editor Universal

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Publicado

20-07-2016

Edição

Seção

Artigos