Escola e cotidiano: notas para o estudo da cotidianidade da educação

Autores

  • Eric Gustavo Cardin Faculdade União das Américas (UNIAMÉRICA)

Palavras-chave:

Educação, Sociologia, Cotidiano.

Resumo

As transformações socioeconômicas ocorri-das nas últimas décadas desestabilizaram as antigas bandeiras e utopias, colocaram em descrédito as Teo-rias de longo alcance, e fomentaram o desenvolvimento de um olhar apático para o mundo que nos cerca. Assim, gradativamente, olhar o cotidiano escolar tornou-se uma tarefa natural para o educador. Visando problematizar esta situação, o objetivo deste artigo é questionar as possibilidades de reflexão do cotidiano escolar, sistematizando as principais perspectivas de leitura deste universo e ressaltando a importância da compreensão histórico-social dos fenômenos.

Biografia do Autor

Eric Gustavo Cardin, Faculdade União das Américas (UNIAMÉRICA)

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Toledo), Mestre e Doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Professor da Faculdade União das Américas (UNIAMÉRICA) e coordenador do Grupo de Pesquisa “Trabalho e Movimentos Sociais”.

Downloads

Edição

Seção

Artigos