Educação, Saúde e Alimentação na Escola: Um Olhar para as Necessidades Alimentares Especiais
Resumo
A temática inclusão e necessidades alimentares especiais retrata um dos desafios da/na construção de um sistema educacional inclusivo. Desafio que comporta em grande parte a dificuldade de trabalhar com a concepção inclusiva na abordagem sobre a singularidade do atendimento às pessoas com necessidades alimentares especiais. Além disso, sob o prismo jurídico, há desafios para a efetivação de direito à alimentação especial. A problemática central mostra a percepção dos familiares de crianças celíacas, detentoras do direito humano à alimentação adequada, sobre os processos de acesso, inclusão e permanência na escola. A metodologia se constituiu na coleta de relatos/episódios cotidianos de mães de alunos sobre a rotina escolar e da análise teórica sobre o cotidiano. O recorte temporal desta rotina, para fins exclusivos deste texto, foi o recreio escolar. Objetivou-se em cada dimensão listar pontos, fragilidades e tensões da/na atenção às necessidades alimentares especiais das pessoas celíacas nas escolas. A metodologia toma como lugar do observador o viés pessoal de mãe de celíacos matriculados na educação básica. A análise teórica baseada no cotidiano inverte o lugar do olhar sobre a escola, passando a olhá-la pelo ponto de vista do fraco, do usuário, da família.Downloads
Publicado
20-07-2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.