CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL, EM LÍNGUA PORTUGUESA SOB O OLHAR DA RETÓRICA, DA ARGUMENTAÇÃO E DA PEDAGOGIA RETÓRICA
Resumo
O propósito deste estudo é apontar algumas contribuições da Retórica e da Teoria da Argumentação para o ensino da Língua Portuguesa, especificamente a produção textual, dialogando com alguns princípios da Pedagogia Retórica. Elege-se como campo de estudo o site: www.educacao.uol.com.br, cuja organização hipertextual permite ao público leitor interagir com o autor – orador, em determinados links do site. Dentre estes se destaca o link referente ao Teste e simulado/ Banco de Redações. Para tal proposta de estudo, metodologicamente, apoia-se na pesquisa qualitativa e bibliográfica cuja base teórica para a análise provém de Perelman-Tyteca (2005) e Dittrich (2008). Compreende-se, portanto, a viabilidade de tal estudo tendo por suporte a ferramenta midiática, neste caso, o site da uol, e a possibilidade de proporcionar ao aluno e ao professor algumas reflexões acerca das novas mídias e suas aplicabilidades.Downloads
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