O PROJETO LABORATÓRIO VIVO DE CIÊNCIAS NATURAIS E CUIDADOS COM O MEIO AMBIENE COMO PRÁTICA DOCENTE NA GRADUAÇÃO

Autores

  • Blasius Silvano Debald Uniamérica
  • Fátima Regina Bergonsi Debald
  • Fernanda Hardeminck
  • Silvana Lorete Vargas Justino
  • Simone Zacarias da Silva

Palavras-chave:

formação inicial – professores – educação – práticas inovadoras – vivência profissional

Resumo

A discussão referente à formação inicial de professores norteia esse texto, pois entendemos que é um campo em transformação no Brasil, multiplicando experiências que propõem mudanças na prática docente. O Projeto Laboratório Vivo de Ciências Naturais e Cuidados com o Meio Ambiente aparece como espaço de formação, utilizado para aperfeiçoar as práticas pedagógicas dos alunos dos cursos de licenciatura. Cada etapa é acompanhada por professores – planejamento, aplicação e avaliação. A problemática da pesquisa analisou até que ponto o Projeto pode ser considerado um espaço de formação e se contribui para o amadurecimento profissional do acadêmico da licenciatura. Utilizamos como metodologia a observação e o Depoimento Oral das bolsistas e dos professores envolvidos, confrontando os dados empíricos com teóricos que problematizam a temática – Tardif, Nóvoa, Cunha entre outros. Entre os resultados, identificamos que o Projeto é um campo de vivência profissional, pois o contato com os professores e com a realidade escolar auxilia como espaço de formação. Os bolsistas também saem melhor preparadas para enfrentar o cotidiano escolar e sua experiência prática, no exercício profissional e de pesquisa é mais sólida. Como conclusões, destacamos que a participação no Projeto contribuiu para alargar a compreensão do conceito de docência e impacta significativamente na formação do licenciado.

Biografia do Autor

Blasius Silvano Debald, Uniamérica

Editor Universal

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Artigos