A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: CONCEITOS E DEBATES ACADÊMICOS

Autores

  • Valdecir Soligo Uniamérica

Palavras-chave:

Qualidade – Educação – Avaliação

Resumo

Este estudo é parte da pesquisa de doutoramento onde discuto a questão da qualidade da educação a partir do debate sobre as avaliações em larga escala através dos valores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e características sociais e educacionais dos municípios de pequeno porte da Região Sul do Brasil. O objetivo é discutir o conceito de qualidade da Educação, a partir de perspectivas diferentes, apresentando parte do debate acadêmico sobre a temática na busca de uma visão interdisciplinar. O estudo foi realizado através de revisão bibliográfica em artigos e livros de diferentes campos do conhecimento sendo o foco principal a área da educação. Como resultado, apontamos para o termo “qualidade da educação” como polissêmico sendo necessário seu constante debate e aprofundamento para que aja melhor compreensão dos contextos práticos e teóricos que constituem sua construção e delimitação. A qualidade da educação é um fenômeno complexo, abrangente, e que envolve múltiplas dimensões; entre elas, a política, a cultura e sociedade.

Biografia do Autor

Valdecir Soligo, Uniamérica

Editor Universal

Downloads

Edição

Seção

Artigos