IDEB: ANÁLISE DO DISCURSO MIDIÁTICO CONCERNENTE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ALGUMAS REFLEXÕES
Palavras-chave:
Discurso, IDEB, Escola Publica, Qualidade da Educação.Resumo
Esta pesquisa propõe uma discussão acerca das implicações dos discursos midiáticos, especificamente da revista Educar e Crescer da Editora Abril, no que concerne a qualidade da educação a partir da apropriação dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC), visto que este instrumento tem o objetivo de persuadir um auditório por meio da adesão do discurso proferido pela mídia, incutindo valores políticos e ideológicos acerca da divulgação dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Esta pesquisa pauta-se nas pesquisas desenvolvidas por DITRICH (2008), REBUL (2004), ABRIL (2009), BOURDIEU (1998), BONAMINO (2002), LIMA (2006). Justifica-se a escolha deste visto que o discurso proferido pela revista tende a qualificar e desqualificar escolas brasileiras através do discurso proferido após consulta realizada para verificar qual é a nota do IDEB da escola do seu filho, do seu bairro ou da sua cidade.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.