IDEB: ANÁLISE DO DISCURSO MIDIÁTICO CONCERNENTE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Juliana Fatima Serraglio Pasini Uniamérica
  • Evandro Anderson Silva

Palavras-chave:

Discurso, IDEB, Escola Publica, Qualidade da Educação.

Resumo

Esta pesquisa propõe uma discussão acerca das implicações dos discursos midiáticos, especificamente da revista Educar e Crescer da Editora Abril, no que concerne a qualidade da educação a partir da apropriação dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC), visto que este instrumento tem o objetivo de persuadir um auditório por meio da adesão do discurso proferido pela mídia, incutindo valores políticos e ideológicos acerca da divulgação dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Esta pesquisa pauta-se nas pesquisas desenvolvidas por DITRICH (2008), REBUL (2004), ABRIL (2009), BOURDIEU (1998), BONAMINO (2002), LIMA (2006). Justifica-se a escolha deste visto que o discurso proferido pela revista tende a qualificar e desqualificar escolas brasileiras através do discurso proferido após consulta realizada para verificar qual é a nota do IDEB da escola do seu filho, do seu bairro ou da sua cidade.

Biografia do Autor

Juliana Fatima Serraglio Pasini, Uniamérica

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