PROFESSORES E IMPRENSA: UM DEBATE A PARTIR DE DUAS DIMENÇÕES SOBRE O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Avaliações em larga escala, Divulgação dos Resultados.Resumo
Este estudo propõe uma analise sobre as avaliações em larga escala e o conceito de qualidade da educação a partir de duas dimensões diferentes. De um lado o conceito veiculado pela imprensa nos meios de comunicação midiáticos durante a divulgação dos resultados das avaliações em larga escala empreendidas pelo INEP/MEC, como ferramentas de medida de qualidade da Educação Fundamental no Brasil e de outro uma análise do processo de avaliação externa a partir do imaginário de professores da rede municipal. Parte-se do pressuposto de que os registros feitos em fontes jornalísticas possibilitam uma leitura de manifestações contemporâneas aos acontecimentos, o que aproxima o momento do estudo e dos fatos pesquisados, pelos discursos emitidos, que, no entanto, podem ser contraditórias as percepções locais de escolas, professores e alunos. A metodologia do estudo foi organizada em partes constituindo-se em revisão bibliográfica, analise documental, entrevistas e observações visando aproximar diferentes visões de uma mesma problemática. Como resultados, podemos apontar a imprensa como uma ferramenta de construção de parte do imaginário de professores sobre as avaliações em larga escala. Neste aspecto, o conceito de avaliação, a importância e a aplicabilidade de seus resultados na concepção de professores aproximam-se do discurso proferido pela imprensa, ainda que depoimentos informais sejam diferenciados e até mesmo contrários as avaliações em larga escala.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.