REVISITANDO OS INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS MUNICIPIOS DA AMAJA
Palavras-chave:
Índice. Desempenho. Municípios. Avaliação.Resumo
Este artigo propõe a apresentação estatística do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos dezenove municípios que se integram a Associação dos Municípios do Alto Jacuí, região norte do estado do Rio Grande do Sul, expressando o Índice Observado e as Metas Propostas para os anos de 2005, 2007, 2009 e 2011, da 4ª série/5º ano e da 8ª série/ 9º ano da rede pública municipal e estadual, sendo básicos para a realização deste estudo. Estes índices permitem a análise dos resultados, equiparando-os entre as redes de educação, entre os municípios, e os respectivos períodos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira criou o indicativo mencionado para medir a qualidade da educação bi anualmente numa escala de zero a dez e tem a função de apontar e facilitar o entendimento do desempenho de todos os educandários do país. O objetivo deste levantamento está em sondar e equiparar a qualidade da educação, para os parâmetros solicitados, nestes municípios apontando avanços ou não das metas projetadas. O estudo realizado baseou-se em análise quantitativa e qualitativa dos dados registrados e disponíveis relacionados ao Ideb, além da fundamentação teórica através de leitura dos referenciais bibliográficos. O Ministério da Educação disponibiliza vasto campo de orientações e fornecimento de dados, possibilitando a ampliação do conhecimento relacionado aos seus programas.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.