A REALIZAÇÃO DO LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO ESCOLAR E SEUS DESDOBRAMENTOS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE ERECHIM-RS

Autores

  • Flávia Obino Corrêa Werle Uniamérica
  • Jesus Rosemar Borges Uniamérica

Palavras-chave:

Política pública, Infraestrutura escolar, Educação básica.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a experiência de aplicação do Levantamento da Situação Escolar (LSE) no Município de Erechim (RS), referente aos processos de planejamento e execução do diagnóstico e seus desdobramentos na elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) e na celebração do Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Educação. Os dados foram obtidos através da realização de entrevista com o Secretário Municipal de Educação, análise do PAR do município para o período 2007 – 2010, estudo da documentação relacionada ao LSE e pesquisa nas páginas eletrônicas da prefeitura e do MEC. Percebe-se que houve muita dificuldade na realização do levantamento e falta de equipe especializada ou de continuidade de seus membros. Portanto, a proposta desta metodologia corre risco de perder a sua validade ou perder a sua proposta que é a de ser um instrumento de gestão para auxiliar na avaliação institucional a partir de relatórios gerenciais e identificar a real necessidade de adequação dos prédios e de aquisição de equipamentos e materiais didáticos.

Biografia do Autor

Flávia Obino Corrêa Werle, Uniamérica

Editor Universal

Jesus Rosemar Borges, Uniamérica

Editor Universal

Downloads

Edição

Seção

Artigos