PRÁTICAS DE GESTÃO E AVALIAÇÃO, NUM MUNICÍPIO DO ESTADO DE SANTA CATARINA COM ALTO ÍNDICE NO IDEB
Palavras-chave:
políticas educacionais, gestão democrática, avaliação em larga escala.Resumo
O trabalho tem como objetivo descrever práticas de gestão e avaliação num município com alto índice no Ideb do Estado de Santa Catarina. O foco incide sobre as práticas de gestão que foram utilizadas para que o município obtivesse um alto índice nas Avaliações em Larga Escala. A dimensão empírica envolveu estudo de caso, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, interligando, quando possível, ao contexto de disputas e ressignificação ao contexto escolar, a partir das avaliações em larga escala. A abordagem teórico-metodológica constituiu-se no ciclo de políticas de Stephen Ball. Identificou-se que o município com alto Ideb, apresenta uma gestão do Sistema Municipal de Ensino e sua equipe diretiva, organizada há vários anos, concretizando suas ações e resultado, interligando escola, professores e gestão escolar, que favoreceu para que o Município atingisse um alto índice. Por fim, destacamos que, quando as práticas estão conectadas ao contexto da Educação local, evidencia-se uma melhor gestão democrática.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.