PRÁTICAS DE GESTÃO E AVALIAÇÃO, NUM MUNICÍPIO DO ESTADO DE SANTA CATARINA COM ALTO ÍNDICE NO IDEB

Autores

  • Almir Paulo dos Santos Uniamérica

Palavras-chave:

políticas educacionais, gestão democrática, avaliação em larga escala.

Resumo

O trabalho tem como objetivo descrever práticas de gestão e avaliação num município com alto índice no Ideb do Estado de Santa Catarina. O foco incide sobre as práticas de gestão que foram utilizadas para que o município obtivesse um alto índice nas Avaliações em Larga Escala. A dimensão empírica envolveu estudo de caso, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, interligando, quando possível, ao contexto de disputas e ressignificação ao contexto escolar, a partir das avaliações em larga escala. A abordagem teórico-metodológica constituiu-se no ciclo de políticas de Stephen Ball. Identificou-se que o município com alto Ideb, apresenta uma gestão do Sistema Municipal de Ensino e sua equipe diretiva, organizada há vários anos, concretizando suas ações e resultado, interligando escola, professores e gestão escolar, que favoreceu para que o Município atingisse um alto índice. Por fim, destacamos que, quando as práticas estão conectadas ao contexto da Educação local, evidencia-se uma melhor gestão democrática.

Biografia do Autor

Almir Paulo dos Santos, Uniamérica

Editor Universal

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Artigos