Freire e o Pensamento Educacional Brasileiro
Palavras-chave:
, Educação, Paulo Freire, realidade socialResumo
Ao falarmos em educação brasileira é indispensável lembrar do grande pensador e educador brasileiro Paulo Freire. Freire vivenciou um período histórico muito crítico, no qual a opressão social se apresentava de forma contundente, e é com base em suas vivências e experiências que ele desenvolve todas as suas contribuições para a educação, numa perspectiva de mudança daquela realidade. Entender o pensamento freireano e suas contribuições para a educação é ater-se aos acontecimentos históricos vividos naquele período e compreender que a opressão pode se apresentar de diferentes formas. É localizar-se no tempo e no espaço. Este artigo traz um pouco da trajetória de vida de Freire, com o intuito de melhor compreender seus pensamentos para a educação, demonstrando que a opressão pode existir em qualquer classe social ou período histórico e que é por meio da educação libertadora que o humano deixa de ser oprimido e/ou opressor.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.