Freire e o Pensamento Educacional Brasileiro

Autores

  • Rosane Wandscheer Bortolini Faculdade União das Américas

Palavras-chave:

, Educação, Paulo Freire, realidade social

Resumo

Ao falarmos em educação brasileira é indispensável lembrar do grande pensador e educador brasileiro Paulo Freire. Freire vivenciou um período histórico muito crítico, no qual a opressão social se apresentava de forma contundente, e é com base em suas vivências e experiências que ele desenvolve todas as suas contribuições para a educação, numa perspectiva de mudança daquela realidade. Entender o pensamento freireano e suas contribuições para a educação é ater-se aos acontecimentos históricos vividos naquele período e compreender que a opressão pode se apresentar de diferentes formas. É localizar-se no tempo e no espaço. Este artigo traz um pouco da trajetória de vida de Freire, com o intuito de melhor compreender seus pensamentos para a educação, demonstrando que a opressão pode existir em qualquer classe social ou período histórico e que é por meio da educação libertadora que o humano deixa de ser oprimido e/ou opressor.

Biografia do Autor

Rosane Wandscheer Bortolini, Faculdade União das Américas

Mestre em Educação pela PUCPR, docente da UNIAMÉRICA, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos