Perfil e Competências do Gestor em Instituições de Educação

Autores

  • Cecília Leão Oderich Faculdade União das Américas

Resumo

Novas demandas de competências surgem no contexto atual de mudanças e competitividade, em especial no setor educacional privado. As empresas repensam suas competências organizacionais estratégicas, que são determinantes para a definição de competências funcionais e individuais. Assim, a demanda de perfil gerencial contempla conhecimentos, habilidades e atitudes. O artigo objetiva levantar informações e refletir sobre o perfil e as competências requeridas do gestor em instituições de educação e tem por base a experiência da autora por quase cinco anos na gestão acadêmica universitária, além de pesquisa bibliográfica sobre perfis e competências gerenciais. É proposto o termo “gestor-educador” e foram identificados alguns elementos que constituem o que se pode chamar de um perfil para este profissional: capacidade de aprender continuamente; domínio pessoal, disciplina, planejamento e organização; liderança e capacidade de trabalhar em equipe; habilidades de interação, de solução de problemas, de capacitação e de comunicação; comportamento ético.

Biografia do Autor

Cecília Leão Oderich, Faculdade União das Américas

Administradora, Mestre em Administração e professora universitária.

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