A produção do conhecimento histórico nas práticas docentes na educação básica

Autores

  • Blasius Silvano Debald Faculdade União das Américas

Palavras-chave:

Conhecimento – construção – sujeitos – História

Resumo

O conhecimento histórico até o final do século XX era visto como um saber do passado, morto e, portanto, dissociado da vida do sujeito. A escola o reproduzia, sem dar conectividade com o presente, tornando-o distante e sem significado. Contudo, o advento de novas metodologias e olhares diferentes sobre a prática docentes, a História tornou-se viva, presente e como parte integrante do sujeito. No novo milênio não se concebe mais ensinar História como os jesuítas o faziam há mais de quinhentos anos. Fez-se um estudo teórico para problematizar o ensino de História, a pesquisa educativa e o dinamismo da sala de aula. Não é possível pensar na História oficial, aquele em que os sujeitos mais humildes estão ausentes. Não se quer ensinar a História das elites, mas a História escrita pelos homens e mulheres que foram os personagens centrais de cada fato e acontecimento.

Biografia do Autor

Blasius Silvano Debald, Faculdade União das Américas

É Mestre na Área Sócio-Cultural pela UNISC/RS e Professor dos Cursos de História e Pedagogia da Faculdade União das Américas – UNIAMÉRICA/PR.

Downloads

Edição

Seção

Artigos