A produção do conhecimento histórico nas práticas docentes na educação básica
Palavras-chave:
Conhecimento – construção – sujeitos – HistóriaResumo
O conhecimento histórico até o final do século XX era visto como um saber do passado, morto e, portanto, dissociado da vida do sujeito. A escola o reproduzia, sem dar conectividade com o presente, tornando-o distante e sem significado. Contudo, o advento de novas metodologias e olhares diferentes sobre a prática docentes, a História tornou-se viva, presente e como parte integrante do sujeito. No novo milênio não se concebe mais ensinar História como os jesuítas o faziam há mais de quinhentos anos. Fez-se um estudo teórico para problematizar o ensino de História, a pesquisa educativa e o dinamismo da sala de aula. Não é possível pensar na História oficial, aquele em que os sujeitos mais humildes estão ausentes. Não se quer ensinar a História das elites, mas a História escrita pelos homens e mulheres que foram os personagens centrais de cada fato e acontecimento.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.