Do improviso à intencionalidade na educação infantil: debate de concepções

Autores

  • Dra. Maria Cecília Braz Ribeiro de Souza Uniamérica
  • Luiza Franco Duarte

Palavras-chave:

Criança, Teoria Histórico-Cultural, Infância, Capacidades essencialmente humanas, Linguagens infantis.

Resumo

O    presente    texto    de    caráter    teórico-bibliográfico,    tem    como referência    a    Teoria    Histórico-Cultural    para    abordar    a   importância da    intencionalidade    da    ação    educativa    nas   atividades    pedagógicas com    crianças    de    0    a    6    anos    na   Educação    Infantil.    O    objetivo    do estudo    é    compreender    os   elementos    da    prática    pedagógica    do professor    diretamente   relacionados    ao    desenvolvimento    da    criança a    partir    das   linguagens    infantis    necessárias    ao    desenvolvimento psíquico,   biológico,    social    e    cultural.    Esta    análise    integra    discussões relacionadas    a    pesquisa    de    campo    e    bibliográfica   intitulada    Ensino de    Nove    Anos    e    a    transição    da   Educação    Infantil    para    o    Ensino Fundamental:    Contribuições    da    Teoria    Histórico-Cultural    às    práticas educativas    em    linguagens    infantis.

Biografia do Autor

Dra. Maria Cecília Braz Ribeiro de Souza, Uniamérica

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