Diagnóstico do aprendizado na alfabetização

Autores

  • Thuinie Medeiros Vilela Daros Uniamérica
  • Flávia Anastácio Paula

Palavras-chave:

Diagnóstico – Alfabetização – Aquisição da escrita

Resumo

O    presente    texto    foi    elaborado    com    fins    didáticos    para   as aulas    de    graduação    em    Pedagogia.    Compõe-se    de   considerações sobre    o    início    do    processo    de    alfabetização,   em    especial    sobre    a prática    da    avaliação    ou    do   diagnóstico    do    aprendizado    para    os professores     compreenderem    sua     turma     e     planejar     suas     ações. Elaboramos     questões     e     interrogações     sobre     processo     inicial de    apropriação    da    alfabetização    em    torno    dos     cinco     eixos:     a) compreensão    e    valorização    da    cultura   escrita,    b)    apropriação    do sistema    de    escrita;    c)    leitura   e   produção    de    sentido;    d)    produção    de textos    escritos;    e)   desenvolvimento    da    oralidade.    Esses    cinco    eixos são   apresentados    com    o    objeto    de    reflexão    e    fonte    de   informação para    a    reformulação    e    a    orientação    das   práticas    pedagógicas    em alfabetização.

Biografia do Autor

Thuinie Medeiros Vilela Daros, Uniamérica

Editor Universal

Downloads

Edição

Seção

Artigos