Diagnóstico do aprendizado na alfabetização
Palavras-chave:
Diagnóstico – Alfabetização – Aquisição da escritaResumo
O presente texto foi elaborado com fins didáticos para as aulas de graduação em Pedagogia. Compõe-se de considerações sobre o início do processo de alfabetização, em especial sobre a prática da avaliação ou do diagnóstico do aprendizado para os professores compreenderem sua turma e planejar suas ações. Elaboramos questões e interrogações sobre processo inicial de apropriação da alfabetização em torno dos cinco eixos: a) compreensão e valorização da cultura escrita, b) apropriação do sistema de escrita; c) leitura e produção de sentido; d) produção de textos escritos; e) desenvolvimento da oralidade. Esses cinco eixos são apresentados com o objeto de reflexão e fonte de informação para a reformulação e a orientação das práticas pedagógicas em alfabetização.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.