Educação à responsabilidade: uma dialética entre conhecimento e cuidado de si

Autores

  • Luiz Rohden UNISINOS

Palavras-chave:

educação, dialética, conhecimento, responsabilidade

Resumo

Construímos aqui uma reflexão acerca do processo iniciático a uma vida responsável dos nossos filhos e estudantes a fim de se comprometerem no cuidado de si, dos outros e da natureza. Para tanto, apresentamos fatos que registram o distanciamento e o descompromisso crescente dos pais em relação à educação dos filhos. Diante disso desdobramos algumas questões sobre o que deveríamos – enquanto pais e professores – fazer a fim de conduzi-los a viver de modo responsável. Por fim, como deveríamos proceder a fim de levar a bom termo a missão que a atividade educativa nos impõe. Justificamos então que o caminho do diálogo, enquanto um processo dialético que articula o conhecimento e o cuidado de si, constitui o modo privilegiado de contribuirmos para uma educação à responsabilidade, ou seja, para que cada um seja ele mesmo, que pense por si mesmo, livre e felizmente.

Biografia do Autor

Luiz Rohden, UNISINOS

Prof. Dr. do Curso e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNISINOS. Email: rohden@unisinos.br. Acesso ao CL: http://lattes.cnpq.br/8262728507671434. Rosa, J. G., Grande Sertão: Veredas. 2ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1958, p. 550.

Edição

Seção

Artigos