Educação à responsabilidade: uma dialética entre conhecimento e cuidado de si
Palavras-chave:
educação, dialética, conhecimento, responsabilidadeResumo
Construímos aqui uma reflexão acerca do processo iniciático a uma vida responsável dos nossos filhos e estudantes a fim de se comprometerem no cuidado de si, dos outros e da natureza. Para tanto, apresentamos fatos que registram o distanciamento e o descompromisso crescente dos pais em relação à educação dos filhos. Diante disso desdobramos algumas questões sobre o que deveríamos – enquanto pais e professores – fazer a fim de conduzi-los a viver de modo responsável. Por fim, como deveríamos proceder a fim de levar a bom termo a missão que a atividade educativa nos impõe. Justificamos então que o caminho do diálogo, enquanto um processo dialético que articula o conhecimento e o cuidado de si, constitui o modo privilegiado de contribuirmos para uma educação à responsabilidade, ou seja, para que cada um seja ele mesmo, que pense por si mesmo, livre e felizmente.Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.