Compreendendo a educação contemporânea através de um diálogo reconstrutivo entre ciência, filosofia e educação
Palavras-chave:
Educação, filosofia, ciência, paradigma.Resumo
Neste artigo procura-se uma compreensão da educação contemporânea tomando como ponto de partida a análise retrospectiva da filosofia, ciência e educação desde o período medieval, perpassando pelo pensamento moderno e culminando na discussão contemporânea destes três campos. Nossa tese parte do pressuposto de que o pano de fundo histórico determina a concepção da ciência, filosofia e educação de cada época e que em função disso, em certo sentido, ambos os domínios mantêm uma “comunidade de essência” entre si nos respectivos períodos, o que explica a necessidade de retomarmos as discussões em torno da ciência e filosofia numa perspectiva histórica a fim de compreendermos a configuração da educação contemporânea.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.