Compreendendo a educação contemporânea através de um diálogo reconstrutivo entre ciência, filosofia e educação

Autores

  • Leocir Bressan Uniamérica
  • Vantoir Roberto Branche

Palavras-chave:

Educação, filosofia, ciência, paradigma.

Resumo

Neste artigo procura-se uma compreensão da educação contemporânea tomando como ponto de partida a análise retrospectiva da filosofia, ciência e educação desde o período medieval, perpassando pelo pensamento moderno e culminando na discussão contemporânea destes três campos. Nossa tese parte do pressuposto de que o pano de fundo histórico determina a concepção da ciência, filosofia e educação de cada época e que em função disso, em certo sentido, ambos os domínios mantêm uma “comunidade de essência” entre si nos respectivos períodos, o que explica a necessidade de retomarmos as discussões em torno da ciência e filosofia numa perspectiva histórica a fim de compreendermos a configuração da educação contemporânea.

Biografia do Autor

Leocir Bressan, Uniamérica

Editor Universal

Downloads

Edição

Seção

Artigos