Aplicação da Inteligência Artificial Generativa no Gerenciamento de Riscos de Projeto

Revisão Sistemática da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v19i49.1204

Resumo

Este estudo objetiva analisar a inteligência artificial generativa (GenAI) aplicada ao gerenciamento de riscos em projetos por meio de revisão sistemática da literatura, seguindo os procedimentos do fluxo PRISMA e protocolos de busca nas bases Scopus, ScienceDirect e Google Scholar. Identificados 113 registros; após remoção de duplicatas e aplicação de critérios de inclusão relacionados a implementações empíricas de GenAI foram analisados 20 artigos publicados entre 2023 e maio de 2025. A maior parte concentra-se na fase de planejamento, utilizando Large Language Models (LLMs), como o modelo GPT-4 da OpenAI, para extração automática de riscos, predição de probabilidades e impactos, e geração de planos de resposta, além de aplicações em simulações preditivas, automação de relatórios, monitoramento em tempo real e análise de sentimentos em grandes bases de dados. Conclui-se que a GenAI pode aumentar significativamente a eficiência, a consistência e a agilidade das decisões no gerenciamento de riscos de projetos, embora sejam necessários frameworks robustos de governança de IA e validadas investigações em cenários operacionais reais.

Biografia do Autor

Peterson Carlos Zimmermann Mai, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Bacharel Engenharia de Produção. Discente Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (Unioeste)

Claudio Alexandre de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Pós-Doutor pela École des Sciences de la Gestion (ESG) Université du Québec à Montréal (UQAM). Professor Associado (Unioeste). Membro permanente do Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) e Bacharelado em Hotelaria.

Eduardo Cesar Dechechi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor Engenharia Química (UNICAMP). Especialista Gestão de Inovação em Empresas Internacionais (TECPAR) e Inovação no Setor Elétrico/Eletrobrás (UNICAMP). Professor Associado (Unioeste). Gestor de Inovação no SESI/FIEP, FRIMESA Cooperativa Agroindustrial e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI)

Downloads

Publicado

18-12-2025