Esta é uma versão desatualizada publicada em 24-11-2025. Leia a versão mais recente.

Integrando Coleta e Mineração de Dados sobre Uso de Jogos Educacionais Digitais para Capacitação Discente na Identificação de Fake News em Português

Autores

Resumo

O uso de jogos educacionais digitais (JED) para capacitação discente na identificação de Fake News tem se mostrado promissor. Entretanto, reunir dados sobre a utilização dos JED para buscar padrões que auxiliem neste tipo de capacitação é uma tarefa que exige conhecimento técnico para manipulação e análise desses dados, além de ser sujeita a falhas que podem ocorrer mediante o uso de ferramentas como planilhas e softwares de análises de dados. Assim sendo, este artigo propõe um módulo de mineração automática de dados sobre o comportamento de alunos no uso do JEDi, um jogo voltado à capacitação na identificação de Fake News escritas em Língua Portuguesa. O módulo foi integrado à base do JEDi, permitindo mineração de dados com reduzida intervenção humana. Um estudo de caso com três turmas do ensino médio evidenciou a adequação do módulo proposto.

Biografia do Autor

Angelo C. S. Paolino, Instituto Militar de Engenharia

Mestrando em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME)

Cláudia Rödel Bosaipo Sales da Silva, Instituto Militar de Engenharia

Doutoranda de Engenharia de Defesa do Instituto Militar de Engenharia (PGED-IME)

Isabel Fernandes de Souza, Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Computação. Doutora em Ciências. Enga. da Produção. Professora Projeto Final de Curso e coordenadora do curso de Engenharia de Software, Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Cláudio Passos, Instituto Militar de Engenharia

Doutor pela UFRJ em algoritmos complexod com pós-doutorado em Inteligência Computacional em jogos no Instituto Militar de Engenharia (IME)

Paulo Cesar Coelho, Université Paris Sorbonne

PhD em Systèmes Informatiques pela Université Paris Sorbonne e consultor em produtos inovadores do projeto JEDi Educa

Ronaldo R. Goldschmidt, Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro

Doutor pela PUC-RJ em Engenharia Elétrica - Métodos de Apoio à Decisão. Atua como docente em instituições públicas e particulares no Brasil

Publicado

24-11-2025

Versões