Análise Comportamental de Textos Argumentativos em Sistemas Tutores Inteligentes

Estudo de Caso no Exército Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v19i49.1197

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Competências (AC) visa promover o desen- volvimento integrado dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, todos essenciais para a prática profissional. Embora os Sistemas Tutores In- teligente (STI) tenham apoiado a AC, fornecendo instrução personalizada, a maioria das pesquisas nessa área tem se concentrado nas dimensões de co- nhecimento e habilidade, deixando a dimensão atitudinal amplamente inex- plorada. Embora alguns estudos tenham investigado a inferência de atitudes e comportamentos a partir de dados não estruturados, como textos argumen- tativos, nenhum o fez no contexto dos STI aplicados à AC. Neste contexto, o presente estudo analisa os resultados preliminares do feedback comportamental gerado por Modelos de Linguagem de Grande Porte (LLM) com base em textos argumentativos escritos por alunos militares em um curso técnico de aviação oferecido pelo Exército Brasileiro. Os resultados sugerem que os LLM são promissores como possíveis ferramentas para apoiar a avaliação atitudinal em ambientes STI por meio da análise da escrita dos alunos.

Biografia do Autor

Cláudia Rödel Bosaipo Sales da Silva, Instituto Militar de Engenharia

Doutoranda de Engenharia de Defesa do Instituto Militar de Engenharia (PGED-IME)

Alberto Sulaiman Sade Junior, Instituto Militar de Engenharia

Pós-doutorando de Sistemas e Computação do Instituto Militar de Engenharia (PGSC-IME)

Sarah Vitória Luiz Vanderei, Instituto Militar de Engenharia

Mestranda de Engenharia de Sistemas e Computação do Instituto Militar de Engenharia (PGSC-IME)

Ronaldo Ribeiro Goldschmidt, Instituto Militar de Engenharia

Doutor em Engenharia Elétrica. Docente do curso de Pós-Graduação de Engenharia de Defesa do IME

Publicado

24-11-2025 — Atualizado em 24-11-2025

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