Perfil Socioeconômico e Desempenho no ENADE
Análise Causal Aplicada aos Cursos de Tecnologia da Informação
Resumo
Este estudo analisa, no nível curso-ano, a relação entre o perfil socioeconômico médio dos estudantes (índice SES_INDEX construído a partir de respostas do Questionário do Estudante) e o desempenho no ENADE (NT_GER_mean) em cursos de TI (2014, 2017, 2021). Como variáveis institucionais, consideram-se o tipo de IES (pública/privada) e um índice de metodologias ativas percebidas. Metodologicamente, implementa-se em Python um pipeline CRISP-DM com regressão ponderada (WLS com pesos pelo tamanho da turma e erros-padrão clusterizados por IES) e uma etapa de inferência causal para o efeito de IES pública: PSM (ATT), IPTW (ATE) e AIPW/DR (ATE). Os resultados indicam associação positiva entre IES pública e maior NT_GER_mean, condicionada ao perfil socioeconômico agregado do curso, e um efeito médio causal positivo de ser curso em IES pública, sob os pressupostos de ignorabilidade. As conclusões são estritamente no nível de curso-ano.Publicado
24-11-2025
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Artigos
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