Perfil Socioeconômico e Desempenho no ENADE

Análise Causal Aplicada aos Cursos de Tecnologia da Informação

Autores

Resumo

Este estudo analisa, no nível curso-ano, a relação entre o perfil socioeconômico médio dos estudantes (índice SES_INDEX construído a partir de respostas do Questionário do Estudante) e o desempenho no ENADE (NT_GER_mean) em cursos de TI (2014, 2017, 2021). Como variáveis institucionais, consideram-se o tipo de IES (pública/privada) e um índice de metodologias ativas percebidas. Metodologicamente, implementa-se em Python um pipeline CRISP-DM com regressão ponderada (WLS com pesos pelo tamanho da turma e erros-padrão clusterizados por IES) e uma etapa de inferência causal para o efeito de IES pública: PSM (ATT), IPTW (ATE) e AIPW/DR (ATE). Os resultados indicam associação positiva entre IES pública e maior NT_GER_mean, condicionada ao perfil socioeconômico agregado do curso, e um efeito médio causal positivo de ser curso em IES pública, sob os pressupostos de ignorabilidade. As conclusões são estritamente no nível de curso-ano.

Biografia do Autor

Emílio Anastácio de Paula Correa, Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Acadêmico concluinte do curso de Bacharelado em Engenharia de Software do Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Ruminiki Pavei Schmoeller, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestre Tecnologias Computacionais para o Agronegócio. Docente do curso de Bacharelado em Engenharia de Software do Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Isabel Fernandes de Souza, Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Computação. Doutora em Ciências. Enga. da Produção. Professora Projeto Final de Curso e coordenadora do curso de Engenharia de Software, Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Publicado

24-11-2025