Formação de Professores

Falantes de Espanhol em Escolas Brasileiras

Autores

Resumo

Este estudo investiga algumas categorias de conhecimento necessárias para a formação de professores da educação básica que atuam em escolas brasileiras com presença significativa de alunos falantes de espanhol. O trabalho adota uma abordagem exploratória e qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, para identificar e discutir quatro categorias: multiculturalismo, interculturalidade, multilinguismo e plurilinguismo. Conclui-se que multiculturalismo e multilinguismo aludem ao reconhecimento e ao respeito às diferenças, enquanto a interculturalidade e o plurilinguismo significam a coexistência de diferentes línguas e culturas como elemento de enriquecimento das relações sociais. Na perspectiva da interculturalidade e do plurilinguismo, a escola que acolhe as diferenças ensina a língua padrão como uma das muitas formas de interação, e não como sendo a única aceitável.

Biografia do Autor

Tamara Cardoso André, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Pedagogia e Letras. Doutorado em Educação. Professora da Unioeste

Layla Lorene Araújo Cuenca, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Pedagogia. Professora da educação básica

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Publicado

29-09-2025