Educação Inclusiva
Práticas e Processos Formativos em Dissertações de Mestrado Profissional
Resumo
Este artigo objetiva analisar as dissertações de IES vinculadas à linha de pesquisa “Práticas e processos formativos para Educação Inclusiva” do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional defendidas em 2024. Trata-se de resultados parciais da pesquisa em andamento “Análise das dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da linha três” e está vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem (GEP-ProA). Como procedimento metodológico foi utilizada a metapesquisa, sendo selecionadas seis dissertações disponibilizadas nos sites institucionais e analisadas na perspectiva histórico-cultural de acordo com referencial teórico, objetivos, justificativa e procedimentos metodológicos. Conclui-se: a) contempla o público da Educação Inclusiva; b) articula com as experiências profissionais das mestrandas; c) emprega a pesquisa-ação e diversos instrumentos de coleta de dados. Como desafios, sugere-se o aumento do número de participantes, de locais de pesquisa e de modalidades de ensino.Downloads
Publicado
29-09-2025
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Artigos
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