Educação Inclusiva

Práticas e Processos Formativos em Dissertações de Mestrado Profissional

Autores

Resumo

Este artigo objetiva analisar as dissertações de IES vinculadas à linha de pesquisa “Práticas e processos formativos para Educação Inclusiva” do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional defendidas em 2024. Trata-se de resultados parciais da pesquisa em andamento “Análise das dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da linha três” e está vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem (GEP-ProA). Como procedimento metodológico foi utilizada a metapesquisa, sendo selecionadas seis dissertações disponibilizadas nos sites institucionais e analisadas na perspectiva histórico-cultural de acordo com referencial teórico, objetivos, justificativa e procedimentos metodológicos. Conclui-se: a) contempla o público da Educação Inclusiva; b) articula com as experiências profissionais das mestrandas; c) emprega a pesquisa-ação e diversos instrumentos de coleta de dados. Como desafios, sugere-se o aumento do número de participantes, de locais de pesquisa e de modalidades de ensino.

Biografia do Autor

Karen Ribeiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Psicóloga e Pedagoga. Mestra em Psicologia Social. Doutora em Educação (USP). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Carla Nunes Alves, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pedagoga. Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado. Mestranda em Educação Inclusiva (Profei) da UEPG. Professora de recursos multifuncionais

Débora Regina Gallo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pedagoga. Pós-graduada em Psicopedagoga clínica e institucional e em Práticas imersivas na educação. Mestranda em Educação Inclusiva (PROFEI, UEPG). Professora do Ensino Fundamental.

Ismenia Lopes Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pedagoga. Pós-graduada em Psicopedagoga clínica e institucional e em Práticas imersivas na educação. Mestranda em Educação Inclusiva (PROFEI, UEPG). Professora do Ensino Fundamental.

Lizarda Luciano do Carmo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e em Docência para Educação Profissional e Tecnológica. Mestra em Educação Inclusiva (PROFEI-UEPG). Professora de Educação Infantil

Downloads

Publicado

29-09-2025