Desafios e Perspectivas da Escola Pública no Brasil

Revisão Crítica

Autores

  • Daniele Franchini de Lemos Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Janete Liane Boehm Lutke Universidade do Vale dos Rios dos Sinos – UNISINOS
  • Valdecir Soligo Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) https://orcid.org/0000-0003-2618-009X

Resumo

Este artigo propõe revisão crítica sobre a função social da escola pública no Brasil, articulando abordagem histórico-teórica com base em autores clássicos e contemporâneos da área da Educação. A partir de metodologia qualitativa e bibliográfica, busca-se compreender como a escola pública tem sido historicamente construída e tensionada entre o papel de reprodutora das desigualdades sociais e o potencial de instituição emancipadora e formadora da cidadania. A análise destaca os impactos das políticas neoliberais sobre o sistema educacional, os desafios persistentes relacionados à democratização do acesso, permanência e qualidade do ensino, bem como a necessidade de valorização da educação pública como um direito social. Por fim, defende-se que a superação das contradições históricas da escola pública exige o fortalecimento de políticas educacionais democráticas e inclusivas, comprometidas com a transformação social e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Biografia do Autor

Daniele Franchini de Lemos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão Escolar (GPGE) da Unioeste. Professora efetiva na rede municipal de educação de Céu Azul, PR. Bolsista da Capes no Nucleo de Educação à Distância da Unioeste – NEADUNI

Janete Liane Boehm Lutke, Universidade do Vale dos Rios dos Sinos – UNISINOS

Mestra em Educação pela Unioeste. Professora efetiva e gestora escolar na rede municipal de educação de Itaipulândia, PR.

Valdecir Soligo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor do Colegiado de Pedagogia da Unioeste, Cascavel, PR

Publicado

29-09-2025